Vender Ex-Works, no Brasil, é interessante?
O Incoterm (international commercial terms ou termos do comércio internacional) EXW, ou Ex-Works, significa que eu coloco a mercadoria a disposição do comprador na minha fábrica ou em local que o vendedor designar, não embarcada. A partir desse momento, todos os custos e riscos são por conta do comprador. Em relação à liberação alfandegária, essa deve ser feita pelo comprador e também a seu custo, e o vendedor apenas deve prestar a assistência necessária para que o comprador possa fazê-lo.

Porém, no Brasil, temos um detalhe que impacta nisso. Para o comprador, ou o seu representante/agente de carga/despachante poder fazer o desembaraço aduaneiro, o vendedor deverá fazer uma procuração que habilita essa pessoa a representá-lo perante as instituições governamentais vinculadas ao processo de exportação. Também deverá registrá-lo como despachante aduaneiro habilitado no Siscomex, com validade definida.
Até aí tudo bem. Só que o que muitas empresas não percebem quando fazem essa operação é que:
1) quando você concede uma procuração para uma empresa/despachante aduaneiro você está autorizando essa pessoa a te representar. Ou seja, tudo que ela fizer, você responderá como responsável. A escolha de um despachante aduaneiro é de extrema importância para as empresas. Você deve escolher alguém que você confie, conheça como trabalhe, tenha referências e possa ter acesso e controle das suas operações.
2) quando você habilita o despachante no Siscomex, ele passa a ter acesso a todas as suas operações seja de exportação ou importação (depende como ele for habilitado). Por isso é muito importante trabalhar com uma empresa ética, que não vá usar desse benefício para outros fins a não ser te ajudar como exportador/importador.
Por esses motivos, sempre oriento os nossos clientes da CBW a não usarem o EXW. É muito mais tranquilo você incluir o valor que o seu despachante aduaneiro de confiança vai cobrar no processo de desembaraço de exportação no seu preço de venda, do que correr o risco de colocar a sua empresa em mãos de quem você não conhece. Pense nisso!! Estamos aqui para te ajudar e orientar nas melhores práticas do comércio internacional! Conte com a CBW.

Por que exportar deve se tornar uma estratégia da empresa?
Num momento de crise, em que as empresas estão desesperadas em busca de clientes e de vendas é que se pensa em exportação. Num momento de dólar alto, em que...

Como fazer uma oferta profissional de exportação
Fazer uma oferta, um orçamento, uma proposta de exportação é um pouco mais complexo que fazer um orçamento no mercado interno. A questão é que existem...

Comissão de agente na exportação
Quando você tem um intermediário na sua operação de exportação e esse intermediário no exterior receberá um percentual sobre o negócio,...